oficina

touchdesigner
realtime visual coding

Marlus Araújo

Marlus Araújo

Marlus Araújo

Marlus Araújo

TD é uma plataforma visual de desenvolvimento em tempo real e de alta performance, equipada com um conjunto de ferramentas básicas e avançadas para a criação de experiências visuais e interativas deslumbrantes. 

Dominando a linguagem intuitiva do TouchDesigner, torna-se simples gerar conteúdo visual de alto impacto, para projetos como Instalações interativas, Live VJ, Cenografia, etc. O TouchDesigner é uma solução para projetos que usam tecnologias como Projection Mapping, Kinect e outras. 

Como em outros softwares baseados em data flow programming _ programação por fluxo de dados _ os algoritmos são criados não por código escrito, mas pela conexão entre elementos visuais, tornando o desenvolvimento de softwares mais intuitivo e possibilitando o feedback visual em tempo real do que está sendo programado.


16/01 → sábado
17/01 → domingo
13H → 18H

APENAS 20 VAGAS

Para participar, é necessário trazer seu computador. Veja os recursos mínimos pra instalar o software e mais infos no fim da página. 


A oficina é dividida em teoria e prática e tem como objetivo apresentar:

  • os conceitos de data flow programming
  • os componentes básicos e avançados do TD
  • case de projetos realizados com TD
  • o uso e as possibilidades do TD em computação gráfica, projeções mapeadas e instalações interativas com Kinect e outros dispositivos

 

TouchDesigner UI mapped on the walls source: Front Pictures' Multimedia Renaissance

TouchDesigner UI mapped on the walls
source: Front Pictures' Multimedia Renaissance

Realtime Previz source: Front Pictures' Multimedia Renaissance
Geometry slices for projection in the network editor source: Front Pictures' Multimedia Renaissance

Geometry slices for projection in the network editor
source: Front Pictures' Multimedia Renaissance


oficina com marlus araújo


Marlus Araujo é formado em design pela Escola de Belas Artes da UFRJ e desde 2005 atua no mercado profissional como designer de interfaces interativas. Com passagem pelos estúdios 6D e SuperUber, desenvolveu projetos para diversos clientes e mídias. Atualmente é pós-graduando em Projetos Digitais no IED-Rio e pesquisador colaborador do Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO-EBA-UFRJ) e do Medialab.UFRJ (ECO-UFRJ). Com TouchDesigner já desenvolveu projeções mapeadas para espetáculos teatrais, instalações interativas e ambientes de realidade virtual para Oculus Rift.

Links:

derivate touchdesigner

marlus.com

Marlus Araújo

Marlus Araújo

Marlus Araújo

Marlus Araújo

Marlus Araújo 

Marlus Araújo 

Marlus Araújo

Marlus Araújo

Marlus Araújo 

Marlus Araújo 

Marlus Araújo

Marlus Araújo


Leve seu computador

Durante a oficina cada aluno trabalha em seu computador pessoal. Veja se o seu computador tem os recursos mínimos pra instalar o software nesse link. A regra básica é: placa gráfica NVIDIA. Algumas da ATI são compatíveis, mas só instalando o software para saber com certeza. Para isso, crie uma conta no site da Derivative, instale o software e registre uma licença não comercial com seu login e senha. Leve também um mouse com rodinha / wheel.

SEM PRÉ-REQUISITOS

A Oficina existe para designers, artistas e todos que trabalham se interessam por live visuals, projection mapping, visual coding e instalações interativas descobrirem o potencial do Touch Designer para potencializar seus projetos.