render 4d:
Como renderizar suas idéias no mundo 3D

Você já sentiu a necessidade de colocar uma ideia em prática?

“Renderização 4D” é como chamamos o processo de tirar ideias da cabeça e traze-las para o mundo. Nossa proposta é transformar uma ideia em um projeto que possa ser executado, através das metodologias “AJogada”, Design Sprints e Modelagem 3D.

Com o suporte de um facilitador criativo, ao final do dia você terá um mapa impresso para orientar a execução da sua ideia e também aprender como explicar sua ideia em poucos minutos em formato pitch


20/01 → quarta-feira
13H → 19H

APENAS 20 VAGAS
todo material incluído


Como levar suas idéias para o mundo real? 

Renderização 4D é como chamamos esse processo de tirar idéias de cabeça e criá-las no mundo real. Primeiro fazemos o download da idéia com a meditação e conversa e depois fazemos uma "Jogada" sobre a sua idéia e usando o board #AJogada, para entender como chegar no propósito dela com o que se tem de recurso. Depois vamos elaborar um projeto ou apresentação para torná-la realidade no mundo de hoje. Por último usando modelagem e impressão 3D/2D a sua idéia se torna um objeto real! Um protótipo, desenho ou token pra você levar pra casa.

 
 

ATIVIDADES DA OFICINA

Introdução
Apresentação sobre o conceito 4D e da dinâmica oficina, explicando os conceitos, fundamentos e ferramentas que serão trabalhadas.

Meditação
Todos são convidados a fazer uma meditação criativa para clarear a mente, sintonizar com o estado criativo e visualizar a idéia no 4D, trazer para mente, e prepará-la para produzir o render.

4D Coletivo
Nesta etapa, usaremos diagramas diversos para preparar sua idéia para o mundo 3D, para participar do dia-a-dia das pessoas. Se você tem uma idéia para uma startup, iremos direcionar a ideação para um método próprio para startups. Caso esteja idealizando uma tese científica, ou uma nova invenção iremos direcioná-lo para ideação acadêmica ou científica. Como o apoio dos oficineiros, você usará os métodos mais avançados para obter uma visão estruturada de como a sua idéia vai se tornar parte do mundo 3D.

Render 1: Propósito
Nesta fase ensinamos sobre o Board AJogada, uma matriz 4D que serve para visualizar os diversos elementos que compõe um objeto 4D e colocá-los em torno de um propósito. Os alunos iniciam o processo criativo com uma "Jogada" no board e os oficineiros dão suporte indo de aluno em aluno.

Render 2: Realização
Nesta etapa usaremos diagramas diversos para preparar sua idéia para o mundo 3D, para participar do dia-a-dia das pessoas. Se você tem uma idéia para uma Startup, iremos direcionar a ideação para um método próprio para Startups. Caso esteja idealizando uma tese científica, ou uma nova invenção iremos direciona-lo para ideação acadêmica ou científica. Como o apoio dos oficineiros, você usará os métodos mais avançados para obter uma visão estruturada de como a sua idéia vai se tornar parte do mundo 3D.

Render 3: Apresentação  

Após visualizarmos a idéia de cabo-a-rabo, faremos uma design sprint (processo acelerado de design) para descobrir qual é sobre a proposta de valor e como apresentá-la à outras pessoas, na forma de um PDF. Os oficineiros darão suporte de design, ideação e conteúdo.

Render 4: Protótipo
Após descobrirmos como ela tomará forma no mundo real, desenharemos, junto com cada aluno, em 3D ou 2D, um protótipo, um token (símbolo da idéia) ou uma visualização dela. Imprimimos esse design e o participante pode levar pra casa junto com seu board #AJogada e sua apresentação em PDF.

Apresentações
Cada aluno faz um pitch de sua ideia. 


oficina com rafel cordeiro, rafael drelich e rodrigo arantes

Rodrigo Arantes é especialista em Gamificação e autor do livro #AJogada: uma ferramenta de design thinking / game design que utiliza os princípios da mecânica dos jogos para o planejamento ágil de projetos e sistemas.

Rafael Cordeiro empreendedor há 6 anos, livre-discente e gestor de projetos. Já trabalhou em diversas startups e projetos na área de música, arte, TI e games.

Rafael Drelich é Designer de Mídias Digitais, Artista 3D e sócio na Gamesquare, uma plataforma para Games em Espaços Públicos.

A Gamesquare leva jogos para novos espaços, de eventos a festivais e de bares a escritórios.

Links:

gamesqua.re

#ajogada


público alvo

Artistas, Empreendedores, Makers, pessoas com idéias na cabeça. 

SEM PRÉ-REQUISITOS

Trazer seu próprio notebook e sua ideia para desenvolver. Vamos dar um suporte em design 2D e 3D, mas quem já é designer, ilustrador, modelador 3D pode trazer seu próprio laptop pra usar na oficina.

VOCÊ LEVA PRA CASA:

  • 1 protótipo ou token (objeto simbólico) do seu projeto
  • 1 pitch deck com sumário executivo / business model canvas
  • 1 tabuleiro do #AJogada